HOSPITAL PORTO DIAS RECEBERÁ EVENTO SOBRE O PAPEL...
.
A sepse é responsável pelo maior índice de óbitos dentro de hospitais. Estima-se cerca de 670 mil no Brasil por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Ao contrário do que se pensa, sepse não é um problema só para pacientes já internados em hospitais. Grande parte dos casos são pacientes atendidos nos serviços de urgência e emergência.
A sepse é uma resposta exagerada do nosso organismo a uma infecção ameaçadora à vida, que pode ser de causa viral, bacteriana, fúngica ou protozoária.
Por se tratar de um quadro grave, requer tratamento rápido e preciso. Ao identificar um quadro inicial de sepse, deve-se tentar encontrar o foco infeccioso ao mesmo tempo em que o tratamento é instituído. A excelência clínica do hospital Porto Dias é atestada com um tempo no protocolo de atendimento de 51 minutos, medido todo o mês.
O protocolo de atendimento do hospital inclui triagem pela equipe de enfermagem, encaminhamento para a sala de graves, atendimento médico, internação e prescrição de exames, coleta e início da administração de antibiótico, expansão volêmica e uso de drogas vasoativas, tudo realizado em menos de 60 minutos, que é a referência estabelecida pelo Instituto Latino – Americano para Estudos da Sepse (ILAS).
“O diferencial do Hospital neste tipo de protocolo de atendimento de sepse, além do tempo reduzido de 51 minutos, em relação ao que é preconizado pelas sociedades internacionais, que é de 60, é medido mês a mês aqui no hospital, temos também uma redução no tempo de internação e mortalidade, e uma equipe treinada para identificar o paciente crítico e cumprir todas as metas com excelência clínica”, ponderou Dr. Andrei Neil Bacelar Sales, Coordenação Médica Unidade de Emergência Adulto.
O Hospital Porto Dias enaltece a importância do cuidado e rapidez no atendimento à saúde, e neste mês de setembro, mas especificamente no dia 13, que é o Dia Mundial da Sepse, devemos falar e debater sobre o assunto.