CIRURGIA ORTOGNÁTICA NO HOSPITAL MATER DEI PORTO DIAS

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico, que em combinação com o tratamento ortodôntico, objetiva corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula, e, por consequência, oclusões dentárias de pacientes que apresentam assimetria na região.

Para explanar melhor sobre o assunto é importante entender quais são os motivos que fazem as pessoas procurarem este tipo de procedimento, que vai além da estética.

Um deles é o retrognatismo, que é o desencontro de arcadas dentárias. Quando o maxilar superior não recobre os dentes inferiores. Esteticamente é quando o queixo é mais curto ou para trás, o que pode trazer consequências negativas à saúde, como problemas na fala, dificuldades para mastigar e disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular).


A ATM é como uma dobradiça, que liga a mandíbula ao crânio. Quando há disfunção em seu funcionamento, podem surgir dores no maxilar, dificuldade de mastigar, estalos, travamento das articulações da mandíbula, entre outros. A saúde dos tecidos periodontais, e até a função respiratória podem ser comprometidas.

A cirurgia também é recomendada para quem tem sorriso gengival e apneia do sono relacionada à posição mandibular. Para a realização do procedimento é preciso que o paciente esteja em condições clínicas normais.


“Este procedimento cirúrgico requer um planejamento prévio. No Hospital Mater Dei Porto Dias, existe ainda o planejamento virtual, com o software Dolphin, para ser ainda mais cuidadoso com o resultado que o paciente deseja, alinhando suas expectativas. Também é um procedimento que necessita de cuidados especiais durante o período pós-operatório, com uso de medicação específica e repouso total para a recuperação, assim como dieta alimentar com acompanhamento de nutrólogo ou nutricionsita, e se for necessário, fisioterapia”, salientou Luiz Jorge Guedes, Cirurgião Bucomaxilo.



A cirurgia ortognática traz resultados muito assertivos e seguros, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e a sua autoestima. A técnica proporciona modificações estéticas positivas para a harmonia da face, e sua intervenção não deixa cicatrizes, já que é realizada na parte interior da boca.


Achou interessante o assunto? Agende hoje mesmo uma consulta com nossos especialistas pelo call center (apenas ligações): 91 3084-3000.