HOSPITAL PORTO DIAS PARTICIPA DA “SEMANA LIXO ZERO NA SAÚDE”

O Hospital Porto Dias participou em outubro, da Semana Lixo Zero na Saúde, projeto realizado pela organização “Belém Lixo Zero”. Além da participação, o HPD também cadastrou as ações de sustentabilidade que são realizadas dentro do hospital e incluíram nesta semana os colaboradores que participariam da formação de educação continuada sobre sustentabilidade e que serão os “Embaixadores do Lixo”, responsáveis por acompanhar e multiplicar o conhecimento adquirido.

O Projeto “Lixo Zero na Saúde” é um evento que une educação ambiental e gestão de resíduos no setor de saúde. O objetivo é promover o encaminhamento seguro e eficiente desses resíduos, incentivando a redução, reutilização e reciclagem.

Na ocasião também foi realizada, uma ação de desdobramento, o “HPD Sustentável: cuidados com você e com o futuro do planeta”. Voltada para os colaboradores, o projeto apresentou palestras educativas, ações práticas nas dependências do HPD, redução do número de lixeiras e otimização de coleta, diminuição do consumo de energia elétrica, redução no uso de papel e descartáveis.

A preocupação com a responsabilidade ambiental vem acontecendo há um tempo no hospital, que neste ano de 2025 apresentou um projeto de redução na utilização de papel A4 nas dependências da instituição no CONAHP (Congresso Nacional de Hospitais Privados). A meta era reduzir em 30% a utilização que antes era de um milhão de folhas por mês, com algumas ações simples como avaliar a necessidade real de impressão, revisar antes de imprimir evitando reimpressões, e incentivar o envio digital de documentos por e-mail ou sistemas internos.

Com estas atitudes, até o mês de outubro o HPD conseguiu reduzir em 20% a requisição do insumo, e espera até o fim do ano alcançar a meta proposta no Congresso (CONAHP). 

Com iniciativa e responsabilidade é possível priorizar a saúde e o futuro do meio ambiente.